Balneabilidade em Santa Catarina: 66,39% dos pontos estão próprios para banho |
A Defesa Civil de Joinville foi a única no Estado a receber o certificado categoria "Ouro" no Programa SC Resiliente, que propõe o desenvolvimento de ações de enfrentamento a desastres e mudanças climáticas em Santa Catarina.
A premiação foi entregue ao prefeito Adriano Silva na quinta-feira (7/10) pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Joinville.
"Sempre entendi que a ação da Defesa Civil é uma ação de time, um trabalho conjunto de homens e mulheres para ajudar as pessoas em situações de risco", afirma o prefeito Adriano Silva.
Dentro do Programa SC Resiliente, cada município participante construiu uma agenda de resiliência. Ou seja, um conjunto de compromissos assumidos entre três categorias de atuação possíveis: Capacitações, Ações Estruturais e Não Estruturais, e Parcerias e Financiamentos.
Joinville cadastrou seis ações no programa: cadastramento de risco de residências e pessoas; reformulação do núcleo de hidrometeorologia; revitalização da rede de monitoramento; criação da comissão para emissão de alertas; ampliação da capacidade de escoamento de águas pluviais e limpeza de valas e rios. Os dois últimos em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana.
"Além disso foram avaliados requisitos estruturais, de infraestrutura e de gestão de pessoas no âmbito da Defesa Civil do município", explica Maiko Richter, agente de Defesa Civil em Joinville.
"A prevenção é a melhor forma de preparação para a Gestão de Riscos e Desastres. Estas ações permitem que o município identifique os riscos aos quais está sujeito, facilitando o planejamento antecipado, reforça Marnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Participaram do ciclo 2020/2021 do Programa 114 municípios. Destes, 87 completaram as atividades e receberam certificação. 64 cidades ganharam o certificado bronze, 18 o selo de prata e um município a classificação ouro. Outros quatro municípios receberam certificado de participação.
Tempo continua instável nos próximos dias
A instabilidade continua presente em Joinville. O acumulado de chuva pode chegar a 40 milímetros nos próximos dias, sendo que o maior volume está previsto para a segunda-feira (11/10). As rajadas de vento também podem ultrapassar os 40 quilômetros por hora.
Os picos da maré, entre 1,7 e 2 metros, devem ser registrados às 6h deste sábado, no domingo o fenômeno pode se repetir às 7h e na segunda-feira, próximo das 15h.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Deixe seu comentário